Outra Divisão da História
Para facilitar o estudo, os historiadores costumam dividir a História. A tradicional divisão da História em idades – Antiga, Média, Moderna e Contemporânea – é muito difundida no Ocidente. Entretanto sofre forte crítica na atualidade, sendo contestada por correntes que indicam ser esta divisão parcial, por privilegiar a História das sociedades dominantes e ignorar ou depreciar a História das sociedades dominadas. Além disso, supervaloriza a História dos países ricos.
É, então, apresentada uma divisão que utiliza como critério o Modo de produção econômico – que demonstra a organização da economia e as relações sociais decorrentes. Por esta classificação são apresentadas as situações das classes dominantes e dominadas.
Primitivo: caracteriza as sociedades primitiva, pré-históricas. A produção era comum a todos os membros da comunidade que usufruíam em condições de igualdade. Todos trabalhavam e não existiam classes sociais.
Asiático: as terra pertenciam ao Estado e as relações sociais eram de servidão coletiva.
Escravista: apareciam os senhores, os donos. A eles pertenciam as terras, os meios de produção e os trabalhadores (escravos). A riqueza se concentrava nas mãos dos senhores. Existiam a classe dominante e a dominada. As relações sociais eram de dominação.
Feudal: os donos mantinham a classe trabalhadora na servidão. Os senhores feudais formavam a classe dominante.
Mercantilista: caracteriza-se por um grande crescimento do comércio, o que exigia maior produção, construção de navios e grandes capitais. A burguesia enriqueceu, os reis absolutistas montaram cortes luxuosas e fizeram muitas guerras. É o período do pré-capitalista.
Pré-Capitalista: servos libertos arrendam partes de propriedades feudais e a produção agrícola passou a orientar-se para a venda nas cidades e não apenas para o consumo. Novas técnicas de cultivo aumentam a produtividade do solo.
Capitalista: o trabalho passa a ser assalariado e estabelece-se a luta de classes entre a classe proprietária e a classe trabalhadora (proletariado).
Socialista: das condições do capitalismo desenvolve-se o modo de produção socialista, que defende a organização de uma sociedade sem classes sociais.
(Resumo de Historia)
0 comentários:
Postar um comentário