Carisma
Este termo é usado no Cristianismo: Catolicismo e igrejas evangélicas renovadas e para indicar um dos diversos dons ou graças especiais concedidos pelo Espírito Santo, àqueles desejosos de servir a Deus. Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, os carismas "são dons especiais do Espírito, concedidos a alguém para o bem dos homens, para as necessidades do mundo e, em particular, para a edificação da Igreja" (n. 160).
Os Carismas se enraizam dos 7 dons de santificação(Is 11.2): Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus [1]. No Novo testamento são enumerados 9 dons do Espírito Santo: palavra de Sabedoria, palavra de Conhecimento (ciência), Fé, dons de Curar, operações de Milagres, Profecia, Discernimento de espíritos, variedade de Línguas, Interpretação de línguas Estes geram formas diversas de atuação no mundo como instrumentos do próprio Deus. Como exemplos, têm-se a vida religiosa contemplativa, apóstólica, missionária e a vocação Sacerdotal (pastoral).
No Catolicismo, o termo é especialmente aplicado aos sacramentos a ao Crisma; nas igrejas evangélicas pentecostais e neopentecostais os dons carismáticos advém do Batismo no Espírito Santo e foram primeiramente difundidos pelas igrejas pentecostais, em 1909 nos Estados Unidos e depois usados pela Renovação Carismática Católica, sendo um dos conceitos para exprimir sua origem e seus dons. Neste sentido, o carisma é um dos Sete dons do Espírito Santo (Is 11.2), recebidos através do Batismo.
(Resumo de Sociologia)
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Carisma
Postado por Breno Rodrigues. às 15:49
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário