Dora Ferreira da Silva
Dora Ferreira da Silva (Conchas, 1º de julho de 1918 — São Paulo, 6 de abril de 2006) foi uma poetisa e tradutora brasileira, cujo nome é relacionado à Poesia concreta.
Casada com o filósofo Vicente Ferreira da Silva, viveu em uma casa na Rua José Clemente, em São Paulo.
Seu nome é bastante conhecido na área de tradução, onde realizou importantes trabalhos. Sua obra, contudo, merece especial atenção na poesia: ganhou três vezes o Prêmio Jabuti, e também mereceu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras.
Dora Ferreira da Silva fundou e dirigiu, ao lado do marido, a revista Diálogo, nos anos 50 e, no final da década de 1960, criou a revista Cavalo Azul.
(Resumo de Português)
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Dora Ferreira da Silva
Postado por Breno Rodrigues. às 16:34 0 comentários
Teoria cinética dos gases
Teoria cinética dos gases
Em 1738, o físico matemático Daniel Bernoulli Atim, publicou Hidrodinâmica, a base para a teoria cinética dos gases. Nesse trabalho, Bernoulli posicionou seu argumento, ainda sólido até a atualidade, que os gases consistem em um grande número de moléculas se movendo em todas as direções, onde elas colidem entre si e esse impacto causa uma pressão na superfície de contato que podemos sentir. Como exemplos, podemos citar o que nós sentimos como calor, que corresponde simplesmente a energia cinética do seu movimento. A teoria não foi imediatamente aceita, em parte por causa da conservação de energia que não estava bem estabelecida, e ainda, não era óbvio aos físicos que as colisões entre as moléculas eram perfeitamente elásticas.
Em 1820, o físico inglês John Herepath, foi motivado por Georges-Louis Lesage com sua teoria da gravitação cinética, que considerava um sistema de colisão de partículas poderiam ser causadas por uma ação à distância. Neste sentido, quando pensava sobre o efeito da elevação da temperatura perto do Sol com suas partículas gravitacionais, foi conduzido a uma relação entre a temperatura e a velocidade das partículas.
(Resumo de Química 2º unidade)
Postado por Breno Rodrigues. às 16:09 0 comentários
Os pronomes objetos
Os pronomes objetos
Os pronomes objetos servem para substituir os objetos diretos ou indiretos. Eles sempre devem vir após verbos ou preposições.
Ex:
I love Bob. (Eu amo o Bob).
or (ou)
I love him. (Eu o amo).
No exemplo acima, o pronome him deve ser utilizado, pois ele vem logo após um verbo (love - amar) e substitui um objeto direto, Bob. Outro caso é quando o pronome é usado para substituir um objeto indireto, como em:
I bought these sunglasses to Lisa. (Eu comprei esses óculos de sol para a Lisa).
Or (ou)
I bought these sunglasses to her. (Eu comprei esses óculos de sol para ela).
Assim como em português não dizemos: “Minha mãe comprou esse presente para eu” e sim “Minha mãe comprou esse presente para mim”; em inglês devemos seguir essa mesma regra. Logo, não podemos dizer: “My sister gave this chocolate to I” (Minha irmã deu este chocolate para eu) e sim, “My sister gave this chocolate to me”. (Minha irmã deu esse chocolate para mim).
Segue abaixo uma tabela com os pronomes objetos:
Object Pronouns
1ª pessoa do singular: me
2ª pessoa do singular: you
3ª pessoa do singular para o masculino: him
3ª pessoa do singular para o feminino: her
3ª pessoa do singular para animais ou objetos: it
1ª pessoa do plural: us
2ª pessoa do plural: you
3ª pessoa do plural: them
(Resumo de inglês 2º unidade)
Postado por Breno Rodrigues. às 16:03 0 comentários
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Armazenamento e secreção de celular
Armazenamento e secreção de celular
O complexo golgiense promove o armazenamento de inúmeras substâncias sintetizadas nele mesmo e no ergastoplasma. Depois de armazenadas, muitas dessas substâncias são secretadas pela célula.
A secreção celular é o envio, para o exterior celular, de substâncias produzidas pela célula, na maioria das vezes por meio de grânulos de secreção. Esses grânulos são vesículas formadas pela membrana do complexo golginse que contêm a substância a ser eliminada da célula.
Nas células que produzem grande quantidade de secreção, como as células glandulares, o complexo golginse normalmente se localiza entre o núcleo e o polo celular.
(Resumo de Biologia 2º unidade)
Postado por Breno Rodrigues. às 12:09 0 comentários
O clima do Brasil
O clima do Brasil
O clima do Brasil é diversificado em consequência de fatores variados, como a fisionomia geográfica, a extensão territorial, o relevo e a dinâmica das massas de ar. Este último fator é de suma importância porque atua diretamente tanto na temperatura quanto na pluviosidade, provocando as diferenciações climáticas regionais. As massas de ar que interferem mais diretamente são a equatorial (continental e atlântica), a tropical (continental e atlântica) e a polar atlântica.
O Brasil apresenta o clima superúmido com características diversas, tais como o super-úmido quente (equatorial), em trechos da região Norte; super-úmido mesotérmico (subtropical), na Região Sul do Brasil, no sul e planalto paulista do estado de São Paulo, e super-úmido quente (tropical), numa estreita faixa litorânea de São Paulo ao Rio de Janeiro, Vitória, sul da Bahia até Salvador, sul de Sergipe e norte de Alagoas.
O clima úmido, também com várias características: clima úmido quente (equatorial), no Acre, Rondônia, Roraima, norte de Mato Grosso, leste do Amazonas, Pará, Amapá e pequeno trecho a oeste do Maranhão; clima úmido subquente (tropical), em São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul, e o clima úmido quente (tropical), no Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, sudoeste e uma estreita faixa do oeste de Minas Gerais, e uma faixa de Sergipe e do litoral de Alagoas à Paraíba.
(Resumo de Geografia 2º unidade)
Postado por Breno Rodrigues. às 12:07 0 comentários
terça-feira, 19 de abril de 2011
Interação social
Interação social
Aspecto mais importante da interação social é que ela provoca uma modificação de comportamento nos individuos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Desse modo, fica claro que o simples contato físico não é suficiente para que haja interação social. Por exemplo, se alguém se senta ao lado de outra pessoa num ônibus, mas ambos não conversam, não está havendo interação social (embora a presença de uma das pessoas influencie, as vezez, um pouco o comportamento da outra).
Os contatos sociais e a interação, constituem, portanto, condições indispensaveis a associação humana. Os individuos se socializam através dos contatos e da interação social.
A interação social pode ocorrer entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo ou entre um grupo e outro:
pessoa ↔ pessoa
pessoa ↔ grupo
Grupo ↔ grupo
A interação assume formas diferentes. A forma que a interação social assume chama-se relação social. Um professor dando aula tem um tipo de relação social com seus alunos, a relação pedagógica. Da mesma forma, uma pessoa comprando e outro vendendo, estabelecem uma relação econômica. Além dessas, as relações sociais podem ser políticas, religiosas, culturais, familiares e etc.
(Resumo de Sociologia)
Postado por Breno Rodrigues. às 14:58 0 comentários
Sistema de Status sociais
Sistema de Status sociais
Em uma empresa, o patrão tem direito e devers, além de privilégios, diferentes dos de seus empregados.
Numa escola, os direitos e deveres do professor são diferentes dos de seus alunos. Todo indivíduo ocupa na sociedade em que vive posições sociais que lhe dão maior ou menor valor, prestigio social e poder.
A posição ocupada pelo indivíduo no grupo social ou na sociedade denomina-se status sociail.
(Resumo de filosofia)
Postado por Breno Rodrigues. às 14:54 0 comentários
Papel Social
Papel Social
Ao dar uma aula e exigir que os alunos preste atenção, o professor está cumprindo os deveres e exercendo os direitos ligados a seu status social. Ou seja, está cumprindo seu papel social.
Papéis sociais são os comportamentos que o grupo social espera de qualquer pessoa que ocupe determinado status social, corresponde mais precisamente ás tarefas, ás obrigações inrentes ao status.
(Resumo de Filosofia)
Postado por Breno Rodrigues. às 14:50 0 comentários
Axiologia
Axiologia
Axiologia (do grego άξιος "valor" + λόγος "estudo, tratado") é o ramo da filosofia que estuda os valores, etimologicamente significa "Teoria do valor", "estudo do valor" ou "ciência do valor". As definições mais comuns de axiologia são as seguintes:
*Ramo da filosofia que estuda os valores;
*Ciência dos valores;
*Padrão dominante de valores em determinada sociedade.
Raros são aqueles que definem axiologia como "ciência dos valores". Tal definição é descartada por sociólogos e filósofos, como Nildo Viana, sendo o termo considerado insustentável, já que tal ciência não existe concretamente e nem foi sistematizada intelectualmente. A definição mais comum de axiologia é que ela é um ramo da Filosofia que tem por objeto o estudo dos valores. Esta definição também é descartada por Viana, pois para este pensador, a ética já é o ramo da filosofia que se dedica ao estudo dos valores. Uma outra definição é fornecida por Nildo Viana, segundo a qual axiologia seria o padrão dominante de valores em determinada sociedade. Neste sentido, ele cria o termo antagónico de axionomia que expressa os valores autênticos dos seres humanos, ou seja, compatíveis com a natureza humana. Diversos sociólogos dedicaram-se ao estudo dos valores, mas geralmente não utilizaram o termo axiologia, a não ser no sentido de ser sinônimo de "valorativo".
(Resumo de Filosofia)
Postado por Breno Rodrigues. às 14:49 0 comentários
A geografia estuda o espaço geográfico
A geografia estuda o espaço geográfico
Por meio do trabalho humano, os recursos naturais são transformados para atender ás necessidades das pessoas. A produção de alimentos, a confecção de roupa, a construção de moradias e a produção de energia, entre tantas outras, são atividades que alteram o espaço natural.
As transformação que as sociedades imprimem no espaço onde vivem variam também de um lugar para outro e de uma época para outra, em função das necessidades e capacidades das sociedades consideradas.
De qualquer forma, todos os espaços sofrem alterações conforme as técnicas aplicadas sobre eles.
(Resumo de geografia)
Postado por Breno Rodrigues. às 14:39 0 comentários
A geografia evoluiu depois da II guerra mundial
A geografia evoluiu depois da II guerra mundial
Com o fim da II guerra mundial, o mundo orientava-se pela disputa entre capitalismo e socialismo. Construía-se a bipolaridade a partir do conflito político ideológico não declarando entre EUA e URSS, conhecido como Guerra Fria. Uma nova realidade precisaria ser estruturada e complicada e compreenda pelas ciências humanas.
Os geógraficos, sensíveis a essa bipolarização geopolitica do mundo, desenvolveram novas formas de ensinar e estudar a geografia.
De maneira geral, podemos apontar os estudos de geografia como " Escolas geográficas".
(Resumo de geografia)
Postado por Breno Rodrigues. às 14:32 0 comentários
A Geografia depois da II guerra mundial
A Geografia depois da II guerra mundial
À medida que os estados Europeus ampliavam seus tentáculos econômicos sobre o mundo, exercendo o imperialismo, crecia a necessidade de estudos a respeito dos adversários e de possíveis cenários de guerra.
Nesse sentido, o próprio Ralzel já assinalava que era preciso compreender o inimigo para combatê-lo. Estudar exaustivamente os aspectos geográficos de país oponente era fundamental para garantir uma vitória.
Gradualmente, surgiam teóricos e especialista que dedicaram seus estudos á compreensão das políticas a serem aplicadas sobre os territórios e sua importância estratégica.
(Resumo de geografia)
Postado por Breno Rodrigues. às 14:25 0 comentários
Possibilismo
Possibilismo
O termo possibilismo foi elaborado pelo historiador Lucien Febvre para diferenciar a geografia francesa dos trabalhos influenciados pelo determinismo ambiental. Assim, o termo passou a designar uma escola de pensamento geográfico que encara o ambiente natural (muitas vezes referido como Natureza) como um mero fornecedor de possibilidades para a modificação humana, não determinando a evolução das sociedades, sendo o homem o principal agente geográfico. Como corolário, o gênero de vida não é uma consequência inevitável das condições ambientais, mas um acervo de técnicas, hábitos e instituições que permitem a um grupo social utilizar os recursos naturais disponíveis. O primeiro a elaborar essa concepção das relações homem-natureza foi Paul Vidal de la Blache, de quem Febvre foi aluno.
Mesmo que admita a influência do meio sobre o homem, a escola possibilista afirma que o homem, como ser racional, é um elemento activo e, portanto, tem condições de modificar o meio natural e adaptá-lo segundo suas necessidades.
(Resumo de geografia)
Postado por Breno Rodrigues. às 14:23 0 comentários
O seculo XIX tras mudanças para a geografia
O Século XIX tras mudanças para a geografia
Durante a primeira metade do século XIX, destacaram-se geógrafos alemões Alexandrer Von Humboldt (1769 - 1859) e Rarl Ditter (1779 - 1859). Eles estudaram em um ambiente de grande efervescência acadêmica. Nas universidades, os professores e alunos dedicavam-se ás pesquisas e viviam ávidos de conhecimento.
Era impressionante a busca por exemplos ás mais variadas questões e Humboldt, naturalista e explorador alemão, ficou conhecido pelas suas contribuições á geografia, climatogia e oceanografia. Lecionou na universidade de Gottingen, onde se encantou com as descrições dos lugares visitados pelo famoso navegante inglês James Cook.
(Resumo de geografia)
Postado por Breno Rodrigues. às 12:47 0 comentários
sexta-feira, 15 de abril de 2011
íon
Íon
Um íon ou é uma espécie química eletricamente carregada, geralmente um átomo ou molécula que perdeu ou ganhou um ou mais elétrons. Íons carregados negativamente são conhecidos como ânionsPB, aniõesPE ou até mesmo como íon negativo, (que são atraídos para ânodos), enquanto íons com carga positiva são denominados como cátionsPB, catiõesPE, ou Íon Positivo (que são atraídos por cátodos).
Campos científicos
Na química, um íons é uma molécula ou átomo que ganhou ou perdeu elétrons num processo conhecido como ionização.
Em física, núcleos atómicos (provenientes de átomos completamente ionizados) como os da radiação alfa, são habitualmente designados como partículas carregadas. A ionização é geralmente alcançada pela aplicação de elevadas energias aos átomos, seja através da aplicação de uma alta voltagem eléctrica ou por via de radiação de alta energia. Um gás ionizado é chamado plasma.
(Resumo de Biologia)
Postado por Breno Rodrigues. às 10:56 0 comentários
Fenômeno físico
Fenômeno Físico
Fenômeno físico é toda transformação da matéria que ocorre sem a formação de novas substâncias.
Exemplo::
*O fogo
*A fusão do gelo
*A ebulição da Água
*O acender de uma lâmpada, entre outros...
*Cortar o papel com uma tesoura
*Copo que quebra; àgua oxigenada que borbulha ao entrar em contato com um ferimento.
São os que se relacionam com a luz, o som, o magnetismo, a eletricidade etc. Eles não alteram a composição nem as propriedades químicas das substâncias.
São também aqueles em que não ocorre mudança química na matéria(Química). É toda transformação da matéria que ocorre sem a formação de novas substâncias.
Exemplos:
*A fusão do gelo,
*A ebulição da Água,
*Cortar o papel com uma tesoura
*Copo que quebra;
Um fenômeno físico não altera a identidade química da substância envolvida.
(Resumo de Química)
Postado por Breno Rodrigues. às 10:52 0 comentários
Potência de dez
Potência de dez
Aqui no Efeito Joule você já deve ter visto vários exercícios e exemplos, principalmente na eletricidade, onde utilizamos números expressos em potência de dez e notação científica. Neste texto veremos o que é a potência de dez e a notação científica, como esta notação matemática pode nos ajudar na resolução de problemas de Física. Pode ser que você ache este texto simples demais, mas muitos alunos e freqüentadores deste blog têm dúvidas sobre potência de dez e notação científica, por isso vamos lá!
Em muitos exercícios você vai se deparar com o “problema” de representar uma distância muito grande em uma unidade na adequada, por exemplo: representar a distância da Terra e a Lua em centímetros. Bem, colocar todos os algarismos desta distância em centímetros te daria um bom trabalho para não errar na quantidade de zeros.
Mas existe um jeito muito mais fácil, é só utilizar a notação científica. A notação científica consiste em representar os números seguidos de uma potência de dez.
A potência de dez é utilizada para abreviar múltiplos (ou submúltiplos) de dez. Assim:
100 = 10 x 10;
1000 = 10 x 10 x 10;
100000 = 10 x 10 x 10 x 10 x 10.
Para escrevermos estes números de uma maneira abreviada, basta indicar o número de dezenas envolvidas na multiplicação com um pequeno número (expoente) no alto da potencia de 10.
Logo, se 100 = 10 x 10, podemos dizer que 100 = 102. Da mesma maneira 1000 = 103, e 100000 = 105.
Nestes exemplos o expoente é igual ao número de zeros.
(Resumo de Física)
Postado por Breno Rodrigues. às 10:46 0 comentários
Ocupação da Região Sul do Brasil
Ocupação da Região Sul do Brasil
A região Sul é uma das cinco grandes regiões em que é dividido o Brasil. Compreende os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina,que juntos totalizam uma superfície de 576.409,6 km². A região Sul é a menor das regiões brasileiras e faz parte da região geoeconômica Centro-Sul. É um grande polo turístico, econômico e cultural, abrangendo grande influência europeia, principalmente de origem italiana e germânica. A região Sul apresenta bons índices sociais em vários aspectos: possui o maior IDH do Brasil, 0,831, e o terceiro maior PIB per capita do país, 18.257,79 reais, atrás apenas da Região Sudeste e da Região Centro-Oeste. A região é também a mais alfabetizada, 94,8% da população. Apesar disso, possui indicadores sócioeconômicos inferiores aos dos países desenvolvidos.
Faz fronteiras com o Uruguai ao sul, com a Argentina e com o Paraguai ao oeste, com a região Centro-Oeste e com a região Sudeste do Brasil ao norte e com o oceano Atlântico ao leste.
Sua história é marcada pela grande imigração européia, pela Guerra dos Farrapos, também chamada de Revolução Farroupilha e mais recentemente pela Revolução Federalista, com seu principal evento o Cerco da Lapa. Outra revolta ocorrida na história da região foi a Guerra do Contestado, de caráter religioso.
(Resumo de Geografia)
Postado por Breno Rodrigues. às 10:42 0 comentários
O Egito
O Egito O Egito (AO 1945: Egipto) (em egípcio: Kemet; em copta Ⲭⲏⲙⲓ, transl. Kīmi; em em árabe: مصر, transl. Miṣr, nome oficial: República Árabe do Egito transl. Jumhuriyah Misr al-'Arabiyah) é um país do norte da África que inclui também a península do Sinai, na Ásia, o que o torna um estado transcontinental.
Com uma área de cerca de 1 001 450 km², o Egito limita a oeste com a Líbia, a sul com o Sudão e a leste com a Faixa de Gaza e Israel. O litoral norte é banhado pelo mar Mediterrâneo e o litoral oriental pelo mar Vermelho. A península do Sinai é banhada pelos golfos de Suez e de Acaba. A sua capital é a cidade do Cairo.
O Egito é um dos países mais populosos de África. A grande maioria da população, estimada em 80 milhões de habitantes (2007), vive nas margens do rio Nilo, praticamente a única área não desértica do país, com cerca de 40 000 kmª; O da Líbia, a oeste, o Arábico ou Oriental, a leste, ambos parte do Saara, e o do Sinai, têm muito pouca população. Cerca de metade da população egípcia vive nos centros urbanos, em especial no Cairo, em Alexandria e nas outras grandes cidades do Delta do Nilo, de maior densidade demográfica.
O país é conhecido pela sua antiga civilização e por alguns dos monumentos mais famosos do mundo, como as pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge. A sul, a cidade de Luxor abriga diversos sítios antigos, como o templo de Karnak e o vale dos Reis. O Egito é reconhecido como um país política e culturalmente importante do Médio Oriente e do Norte de África.
Os gentílicos para o país são "egípcio", "egipciano" e "egipcíaco" , embora as últimas formas raramente sejam usadas.
(Resumo de Historia)
Postado por Breno Rodrigues. às 10:37 0 comentários
Significado dos nomes em espanhol
Significado dos nomes em espanhol
Agostina:Espanhol:Forma Espanhola De Agostinha.
Aguilar:Espanhol:Variante Espanhola De Aguiar.
Agustin:Espanhol:Forma Espanhola De Agostinho.
Aimon:Espanhol:Forma Espanhola De Aimone.
Alejandro:Espanhol:Variante Espanhola De Alexander.
Alfredo:Espanhol:Conselheiro Sábio, Bondoso.
Allende:Espanhol:Além,Do Lado De Lá, Além Da Ponte.
Anais:Catalã:Forma Catalã De Escrever Ana.
Anhaia:Espanhol:Irmã Caridosa.
Anita:Espanhol:Forma Espanhola Carinhosa Para Ana.
Antonita:Espanhol:Diminutivo Espanhol De Antônia.
Bolívar:Espanhol :Moinho Da Ribeira.
Bonita:Espanhol :Significado Literal.
Brício:Espanhol :Berço.
Carlito:Espanhol :Variante De Carlos.
Chico:Espanhol :Garoto.
Colares:Espanhol :Colina.
Colomba:Espanhol :Pomba.
(Resumo de Espanhol)
Postado por Breno Rodrigues. às 10:32 0 comentários
Alguns Paises em inglês
Alguns Paises em inglês
Brazil - Brasil
England - Inglaterra
France - França
Japan - Japão
United States of America - Estados Unidos
Cameroon -Camarões
Argentina - Argentina
Greece - Grécia
Spain - Espanha
Germany - Alemanha
South Africa - Africa do Sul
Ivory Coast - Costa do Marfim
China - China
Bolivia - Bolívia
Czech Republic - Republica Tcheca
Finland - Finlândia
Guinea - Guiné
Scotland - Escócia
Italy - Itália
Hungary - Hungria
Iceland - Islândia
Jamaica - Jamaica
Austria - Áustria
Australia - Austrália
Azerbaijan - Azerbaijão
Bahrain - Bahrein
Belgium - Bélgica
Croatia - Croácia
New Zeland - Nova Zelândia
Cuba - Cuba
Egypt - Egito
Ecuador - Equador
Ireland - Irlanda
Iraq - Iraque
Israel - Israel
Kenya - Quênia
(Resumo de inglês)
Postado por Breno Rodrigues. às 10:25 0 comentários
Gênero literário
Gênero literário
Gênero literário (mais amplamente conhecido como gêneros literários) é geralmente dividido, desde a Antigüidade, em três grupos: narrativo ou épico, lírico e dramático. Essa divisão partiu dos filósofos da Grécia antiga, Platão e Aristóteles, quando iniciaram estudos para o questionamento daquilo que representaria o literário e como essa representação seria produzida. Essas três classificações básicas fixadas pela tradição englobam inúmeras categorias menores, comumente denominadas subgêneros.
O gênero lírico se faz, na maioria das vezes, em versos e explora a musicalidade das palavras. Entretanto, os outros dois gêneros — o narrativo e o dramático — também podem ser escritos nessa forma, embora modernamente prefira-se a prosa.
Todas as modalidades literárias são influenciadas pelas personagens, pelo espaço e pelo tempo. Todos os gêneros podem ser não-ficcionais ou ficcionais. Os não-ficcionais baseiam-se na realidade, e os ficcionais inventam um mundo, onde os acontecimentos ocorrem coerentemente com o que se passa no enredo da história.
(Resumo de português)
Postado por Breno Rodrigues. às 10:18 0 comentários
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Arnaldo Antunes
Arnaldo Antunes
Arnaldo Antunes (São Paulo, 2 de setembro de 1960) é um músico, poeta, compositor e artista visual brasileiro.
Em 1978 ingressou em Letras da FFLCH-USP, onde seguiria o curso de Lingüística, não fosse o sucesso dos Titãs lhe tomar todo o tempo entre shows, gravações, ensaios, turnês e entrevistas.
No dia 13 de novembro de 1985, foi preso, juntamente com o colega de Titãs Tony Bellotto, por porte de heroína. Arnaldo passou 26 dias preso e foi condenado por tráfico de drogas. Desligou-se da banda em 1992, depois de dez anos de grupo, por conta de suas direções artísticas. Apesar de sua saída, Arnaldo continuou compondo com os demais integrantes do grupo e várias dessas parcerias foram incluídas em discos dos Titãs, assim como em seus discos solo.
Em 1997, fez participação especial no álbum Acústico MTV, dos Titãs. Na ocasião, Antunes cantou a faixa "O Pulso", música originalmente gravada no álbum Õ Blésq Blom, de 1989.
No ano de 2002, formou, em parceria com os amigos Marisa Monte e Carlinhos Brown, o trio Tribalistas, pelo qual lançaram o álbum homônimo. O álbum foi sucesso de público e crítica e vendeu, até 2009, mais de 2.100.000 cópias no Brasil e na Europa. Foi também indicado a cinco categorias do Grammy Latino em 2003, ganhando o prêmio de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro.
(Resumo de Português)
Postado por Breno Rodrigues. às 16:05 0 comentários
Jogos Coletivos
Jogos Coletivos
Os jogos desportivos coletivos são constituídos por várias modalidades esportivas - voleibol, futsal, futebol, handebol, pólo aquático, basquetebol - entre outros e, desde sua origem, têm sido praticados por crianças e adolescentes dos mais diferentes povos e nações. Sua evolução é constante, ficando cada vez mais evidente seu caráter competitivo, regido por regras e regulamentos (Teodorescu, 1984). Por outro lado, os autores da pedagogia do esporte também têm constatado a importância dos jogos desportivos coletivos para a educação de crianças e adolescentes de todos os segmentos da sociedade brasileira, uma vez que sua prática pode promover intervenções quanto à cooperação, convivência, participação, inclusão, entre outros.
A pedagogia do esporte busca estudar esse processo, e as ciências do esporte, em suas diferentes dimensões, identificaram vários problemas, os quais serão balizadores deste estudo: busca de resultados em curto prazo; especialização precoce; carência de planejamento; fragmentação do ensino dos conteúdos; e aspectos relevantes, que tratam da compreensão do fenômeno na sua função social. Assim sendo, o ensino dos jogos desportivos coletivos deve ser concebido como um processo na busca da aprendizagem.
Jogos Individuais
Os jogos individuais são constituídos por varias modalidades como jogos de tabuleiros, tênis,jogos de vídeo games e outros, todos jogos individuais, como diz o nome, é jogado somente por um pessoa contra outra.
Os jogos individuais são mais comum entre pessoas da 3ª idade. A maioria dos jogos individuais são realizados para desenvolver a mentalidade e agilidade mental de jovens e adultos, muitos jogos são bem complexos para aumentar sua dificuldade.
(Resumo de Ed. Física)
Postado por Breno Rodrigues. às 16:01 0 comentários
Molécula
Molécula
Uma molécula é uma entidade eletricamente neutra que possui pelo menos dois átomos, todos ligados entre si mediante ligação covalente. Isto exclui todos os metais, que se constituem por inumerosos átomos de um único elemento todos ligados entre si mediante a ligação metálica e também todas as substâncias como o sal de cozinha, cujos átomos ligam-se mediante ligação iônica formando um agregado iônico e não moléculas, da lista de substâncias moleculares. A presença de um único átomo ligado via ligação iônica à estrutura impede que a mesma seja classificada como molécula, mesmos que os demais elementos ligados para formá-la o façam via ligações covalentes. Fora da lista encontram-se também, de forma evidente, as substâncias simples constituídas por elementos da coluna 8A (gases nobres), já que estas só possuem átomos não ligados uns aos outros em sua estrutura, ou quando em estado sólido (em temperaturas próximas ao zero absoluto), têm estes fracamente ligados entre si via atrações elétricas resultante de dipolos elétricos mutuamente induzidos, ligação em muito similar à iônica.
Rigorosamente, uma molécula corresponde a uma união entre dois ou mais átomos que, em termos de diagramas energéticos (energia potencial U em função da separação espacial d de seus átomos), é representada por uma depressão suficiente para confinar pelo menos um estado vibracional (um estado ligante).
(Resumo de Biologia)
Postado por Breno Rodrigues. às 15:54 0 comentários
Carisma
Carisma
Este termo é usado no Cristianismo: Catolicismo e igrejas evangélicas renovadas e para indicar um dos diversos dons ou graças especiais concedidos pelo Espírito Santo, àqueles desejosos de servir a Deus. Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, os carismas "são dons especiais do Espírito, concedidos a alguém para o bem dos homens, para as necessidades do mundo e, em particular, para a edificação da Igreja" (n. 160).
Os Carismas se enraizam dos 7 dons de santificação(Is 11.2): Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus [1]. No Novo testamento são enumerados 9 dons do Espírito Santo: palavra de Sabedoria, palavra de Conhecimento (ciência), Fé, dons de Curar, operações de Milagres, Profecia, Discernimento de espíritos, variedade de Línguas, Interpretação de línguas Estes geram formas diversas de atuação no mundo como instrumentos do próprio Deus. Como exemplos, têm-se a vida religiosa contemplativa, apóstólica, missionária e a vocação Sacerdotal (pastoral).
No Catolicismo, o termo é especialmente aplicado aos sacramentos a ao Crisma; nas igrejas evangélicas pentecostais e neopentecostais os dons carismáticos advém do Batismo no Espírito Santo e foram primeiramente difundidos pelas igrejas pentecostais, em 1909 nos Estados Unidos e depois usados pela Renovação Carismática Católica, sendo um dos conceitos para exprimir sua origem e seus dons. Neste sentido, o carisma é um dos Sete dons do Espírito Santo (Is 11.2), recebidos através do Batismo.
(Resumo de Sociologia)
Postado por Breno Rodrigues. às 15:49 0 comentários
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Alexander von Humboldt
Alexander von Humboldt
Friedrich Heinrich Alexander, o barão de Humboldt (Berlim, 14 de setembro de 1769 — Berlim, 6 de maio de 1859), mais conhecido como Alexander von Humboldt, foi um geógrafo, naturalista e explorador alemão [1], e o irmão mais jovem do ministro e lingüista prussiano Wilhelm von Humboldt.
Alexander von Humboldt foi um geógrafo e naturalista de uma polivalência que, desde sua morte, nunca mais se observou e, haja vista como a ciência se desenvolveu e especializou, certamente não mais será vista. Ele desenvolveu (e se especializou em) diversas áreas: foi etnógrafo, antropólogo, físico, geógrafo, geólogo, mineralogista, botânico, vulcanólogo e humanista, tendo lançado as bases de ciências como a Geografia, Geologia, Climatologia e Oceanografia. Apesar de ter pesquisado diversas coisas em seus mínimos detalhes, sempre o fez com uma visão geral e imparcial.
Com quatorze anos de idade, fixou-se em Berlim para continuar seus estudos e, mais tarde, frequentou as universidades de Frankfurt (Oder) e Göttingen, onde cursou Filosofia, História e Ciências Naturais.
Em 1789, com apenas vinte anos de idade, fez sua primeira viagem de caráter científico, passando pelos Países Baixos, Alemanha e Inglaterra, e principalmente ao longo das margens do rio Reno, seguindo Georg Forster, um naturalista que acompanhou o Capitão Cook em sua viagem ao redor do mundo. O resultado de toda essa exploração científica foi uma obra intitulada Observações Sobre os Basaltos do Reno.
(Resumo de Geografia)
Postado por Breno Rodrigues. às 11:31 0 comentários
Temperatura
Temperatura
Temperatura é uma grandeza física que mensura a energia cinética média de cada grau de liberdade de cada uma das partículas de um sistema em equilíbrio térmico. Esta definição é análoga a afirmar-se que a temperatura mensura a energia cinética média por grau de liberdade de cada partícula do sistema uma vez consideradas todas as partículas de um sistema em equilíbrio térmico em um certo instante. [1] A rigor, a temperatura é definida apenas para sistemas em equilíbrio térmico.
Dentro do formalismo da termodinâmica, que leva em conta apenas grandezas macroscopicamente mensuráveis, a temperatura é, de forma equivalente, definida como a derivada parcial da energia interna U em relação à entropia S para um sistema em equilíbrio termodinâmico.
(Resumo de Química)
Postado por Breno Rodrigues. às 11:18 0 comentários
Literatura
Literatura
Literatura pode ser definida como a arte de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos artísticos; o exercício da eloquência e da poesia; o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; a carreira das letras.
A palavra Literatura vem do latim "litteris" que significa "Letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. O termo Literatura também é usado como referência a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura médica, a literatura inglesa, literatura portuguesa,literatura japonesa,etc.
(Resumo de Português)
Postado por Breno Rodrigues. às 11:16 0 comentários
terça-feira, 12 de abril de 2011
Nome de Animais em Inglês
Nome de Animais em Inglês
Dog - Cão
Cat - Gato
Bunnie - Coelho
Chicken - Galinha
Bat - Morcego
Zebra - Zebra
Bear - Urso
Turtle - Tartaruga
Mouse - Rato
Bird - Pássaro
Fly - Mosca
Butterfly - Borboleta
Snake - Cobra Dragon
Dino - Dinossauro
Chinchila -Chinchila
Bee - Abela Horse
Bettle - Besouro
Crock - Crocodilo
Monkey - Macaco
Elephant - Elefante
Hipo - Hipopótamo
Whale - Baleia
Cat - Gato
Lion - Leão
Tiger - Tigre
Panther - Pantera
(Resumo de inglês)
Postado por Breno Rodrigues. às 16:27 0 comentários
Membrana plasmática
Membrana plasmática
A membrana plasmática, membrana celular ou plasmalema é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.
Aparece em eletromicrografias como duas linhas escuras separadas por uma faixa central clara, com uma espessura de 7 a 10 nm. Esta estrutura trilaminar encontra-se em todas as membranas encontradas nas células, sendo por isso chamada de unidade de membrana ou membrana unitária.
A membrana celular não é estanque, mas uma “porta” seletiva que a célula usa para captar os elementos do meio exterior que lhe são necessários para o seu metabolismo e para libertar as substâncias que a célula produz e que devem ser enviadas para o exterior (sejam elas produtos de excreção, das quais deve se libertar, ou secreções que a célula utiliza para várias funções relacionadas com o meio).
(Resumo de Biologia)
Postado por Breno Rodrigues. às 16:07 0 comentários
Pressão atmosférica
Pressão atmosférica
Pressão atmosférica é a pressão exercida pela atmosfera num determinado ponto. É a força por unidade de área, exercida pelo ar contra uma superfície. Se a força exercida pelo ar aumenta em um determinado ponto, conseqüentemente a pressão também aumentará. A pressão atmosférica é medida por meio de um equipamento conhecido como barômetro. Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica estando diretamente relacionadas com a radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar. Formam-se a partir de influências naturais, como: continentalidade, maritimidade, latitude, altitude... As unidades utilizadas são: polegada ou milímetros de mercúrio (mmHg), quilopascal (kPa), atmosfera (atm), milibar (mbar) e hectopascal (hPa), sendo as três últimas, as mais utilizadas no meio científico. Outra unidade utilizada para se medir a pressão é a PSI (pounds per square inch) que em Português vem a ser libra por polegada quadrada (lb/pol²). Embora comum para medir pressão de pneumáticos e de equipamentos industriais a lb/pol² é raramente usada para medir a pressão atmosférica. Embora o ar seja extremamente leve, não é desprovido de peso. Cada pessoa tem em média uma superfície do corpo aproximadamente igual a 1 metro quadrado, quando adulto. Sabendo que ao nível do mar a pressão atmosférica é da ordem de 1 atm (definida como 101 325 Pa, ou ainda 1013,25 hPa=mbar), isso significa dizer que, neste local, uma pessoa suportaria uma força de cerca de 100 000 N relativo à pressão atmosférica. Porém, não sente nada, nem é esmagada por esta força. Isto acontece devido à presença do ar que está contido no corpo e ao equilíbrio entre a pressão que atua de fora para dentro e de dentro para fora do corpo. Qualquer variação na pressão externa se transmite integralmente a todo o corpo, atuando de dentro para fora, de acordo com o Princípio de Pascal. O peso normal do ar ao nível do mar é de 1 kgf/cm². Porém, a pressão atmosférica diminui com o aumento da altitude. De forma simplificada poder-se-á considerar que a pressão diminui 1 hPa (ou 1 mbar) a cada 8 metros que se sobe. A 3000 metros, é cerca de 0,7 kgf/cm². A 8840 metros, a pressão é de apenas 0,3 kgf/cm².
(resumo de Geografia)
Postado por Breno Rodrigues. às 16:02 0 comentários
segunda-feira, 11 de abril de 2011
mecânica quântica
mecânica quântica
A mecânica quântica é a teoria física que obtém sucesso no estudo dos sistemas físicos cujas dimensões são próximas ou abaixo da escala atômica, tais como moléculas, átomos, elétrons, prótons e de outras partículas subatômicas, muito embora também possa descrever fenômenos macroscópicos em diversos casos. A Mecânica Quântica é um ramo fundamental da física com vasta aplicação. A teoria quântica fornece descrições precisas para muitos fenômenos previamente inexplicados tais como a radiação de corpo negro e as órbitas estáveis do elétron. Apesar de na maioria dos casos a Mecânica Quântica ser relevante para descrever sistemas microscópicos, os seus efeitos específicos não são somente perceptíveis em tal escala. Por exemplo, a explicação de fenômenos macroscópicos como a super fluidez e a supercondutividade só é possível se considerarmos que o comportamento microscópico da matéria é quântico. A quantidade característica da teoria, que determina quando ela é necessária para a descrição de um fenômeno, é a chamada constante de Planck, que tem dimensão de momento angular ou, equivalentemente, de ação.
A mecânica quântica recebe esse nome por prever um fenômeno bastante conhecido dos físicos: a quantização. No caso dos estados ligados (por exemplo, um elétron orbitando em torno de um núcleo positivo) a Mecânica Quântica prevê que a energia (do elétron) deve ser quantizada. Este fenômeno é completamente alheio ao que prevê a teoria clássica
(resumo de física)
Postado por Breno Rodrigues. às 13:22 0 comentários
rené descartes
rené descartes
René Descartes (La Haye en Touraine, 31 de março de 1596 — Estocolmo, 11 de fevereiro de 1650) foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna também era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.
Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.
Descartes, por vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartes inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna. Décadas mais tarde, surgiria nas Ilhas Britânicas um movimento filosófico que, de certa forma, seria o seu oposto - o empirismo, com John Locke e David Hume.
(resumo de filosofia)
Postado por Breno Rodrigues. às 13:14 0 comentários
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Frases em Espanhou
Frases em Espanhou
¿En que trabajas?
No que você trabalha?
Soy médico. / Soy abogado.
Sou médico / Sou advogado.
¿Dónde trabajas?
Onde você trabalha?
Trabajo en el banco.
Trabalho no banco.
Trabajo en la tienda.
Trabalho em uma loja.
Tengo mi propio negocio.
Tenho o meu próprio negócio.
Tengo mi propia fábrica.
Tenho minha própria fábrica.
Trabajo por cuenta propia.
Trabalho por conta própria.
Tengo una reunión de negocios.
Tenho uma reunião de negócios.
Estoy desempleado.
Estou desempregado.
Hoy tengo una entrevista de trabajo.
Hoje tenho uma entrevista de trabalho.
(Resumo de Espanhou)
Postado por Breno Rodrigues. às 15:09 0 comentários
Forma afirmativa em inglês
FORMA AFIRMATIVA
• uma conjugação para a terceira pessoa do singular (he, she, it);
• outra conjugação para as demais pessoas.
Na verdade, a conjugação só será alterada para a terceira pessoa do singular, pois para as outras pessoas basta utilizar o verbo sem o 'to' e sem conjugação. Para a terceira pessoa, geralmente acrescenta-se "s" no final. Vejamos um exemplo (verbo to work - trabalhar):
I work
You work
He works
She works
It works
We work
You work
They work
Existem algumas exceções para estes casos, porém apenas para a terceira pessoa: • se o verbo terminar em s, ss, sh, ch, x, z, ou em o precedido de consoante, acrescenta-se es ao invés de apenas s. Ex: go - goes; kiss - kisses; wash - washes; • se o verbo terminar em y e for precedido de consoante, substitui-se o y por i e acrescenta-se es, ou, se preferir, retira-se o y e acrescenta-se ies. Ex: cry - cries; try - tries. Se o verbo terminar em y e for precedido de vogal, apenas acrescenta-se s. Ex: play - plays.
(Resumo de inglês)
Postado por Breno Rodrigues. às 15:04 0 comentários
Notação Científica
Notação Científica
A notação científica serve para expressar números muito grandes ou muito pequenos. A segredo é multiplicar um numero pequeno por uma potência de 10.
A forma de uma Notação científica é: m . 10 e, onde m significa mantissa e E significa ordem de grandeza. A mantissa SEMPRE será um valor em módulo entre 1 e 10.
Transformando
Para transformar um numero grande qualquer em notação cientifica, devemos deslocar a vírgula para a esquerda até o primeiro algarismo desta forma:
200 000 000 000 » 2,00 000 000 000
A vírgula avançou 11 casas para a esquerda, entao em notação cientifica este numero fica: 2 . 10¹¹.
Para com valores muito pequenos, é só mover a virgula para a direita, e a cada casa avançada, diminuir 1 da ordem de grandeza:
0,0000000586 » movendo a virgula para direita » 5,86 (avanço de 8 casas) » 5,86 . 10-8
-12.000.000.000.000 » -1,2 . 10¹³
(Resumo de Física)
Postado por Breno Rodrigues. às 14:58 0 comentários
Outra Divisão da História
Outra Divisão da História
Para facilitar o estudo, os historiadores costumam dividir a História. A tradicional divisão da História em idades – Antiga, Média, Moderna e Contemporânea – é muito difundida no Ocidente. Entretanto sofre forte crítica na atualidade, sendo contestada por correntes que indicam ser esta divisão parcial, por privilegiar a História das sociedades dominantes e ignorar ou depreciar a História das sociedades dominadas. Além disso, supervaloriza a História dos países ricos.
É, então, apresentada uma divisão que utiliza como critério o Modo de produção econômico – que demonstra a organização da economia e as relações sociais decorrentes. Por esta classificação são apresentadas as situações das classes dominantes e dominadas.
Primitivo: caracteriza as sociedades primitiva, pré-históricas. A produção era comum a todos os membros da comunidade que usufruíam em condições de igualdade. Todos trabalhavam e não existiam classes sociais.
Asiático: as terra pertenciam ao Estado e as relações sociais eram de servidão coletiva.
Escravista: apareciam os senhores, os donos. A eles pertenciam as terras, os meios de produção e os trabalhadores (escravos). A riqueza se concentrava nas mãos dos senhores. Existiam a classe dominante e a dominada. As relações sociais eram de dominação.
Feudal: os donos mantinham a classe trabalhadora na servidão. Os senhores feudais formavam a classe dominante.
Mercantilista: caracteriza-se por um grande crescimento do comércio, o que exigia maior produção, construção de navios e grandes capitais. A burguesia enriqueceu, os reis absolutistas montaram cortes luxuosas e fizeram muitas guerras. É o período do pré-capitalista.
Pré-Capitalista: servos libertos arrendam partes de propriedades feudais e a produção agrícola passou a orientar-se para a venda nas cidades e não apenas para o consumo. Novas técnicas de cultivo aumentam a produtividade do solo.
Capitalista: o trabalho passa a ser assalariado e estabelece-se a luta de classes entre a classe proprietária e a classe trabalhadora (proletariado).
Socialista: das condições do capitalismo desenvolve-se o modo de produção socialista, que defende a organização de uma sociedade sem classes sociais.
(Resumo de Historia)
Postado por Breno Rodrigues. às 14:52 0 comentários
Mistura e substância pura
Mistura e substância pura
Mistura e substância pura Mistura é qualquer sistema formado de duas ou mais substâncias puras, denominadas componentes. Pode ser homogênea ou heterogênea, conforme apresente ou não as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinada.
Toda mistura homogênea é uma solução, por definição.
Substância pura é todo material com as seguintes características:
* Unidades estruturais(moléculas, conjuntos iônicos) quimicamente iguais entre si.
* A Composição fixa, do que decorrem propriedades fixas, como densidade, ponto de fusão e de ebulição, etc.
* A temperatura se mantém inalterada desde o início até o fim de todas as suas mudanças de estado físico (fusão, ebulição, solidificação, etc.).
* Pode ser representada por uma fórmula porque tem composição fixa.
* Não conserva as propriedades de seus elementos constituintes, no caso de ser substância pura composta.
* As misturas não apresentam nenhuma das características acima. Essas são as diferenças entre as misturas e as combinações químicas (substâncias puras compostas).. Essas são as conclusões
(Resumo de química)
Postado por Breno Rodrigues. às 14:39 0 comentários
Jean Jacques Rousseau
Jean Jacques Rousseau
Rousseau não foi um filósofo no sentido estrito do termo, pois não encadeava as ideias, nem a fundamentação racional dos princípios que formulou. Mas deixou um legado raro e humano, como por exemplo quando diz que as regras de etiqueta podem esconder o mais vil e impiedoso egoísta e, frequentemente, seriam somente máscaras da vaidade e do orgulho. Um dos propósitos visados por Rousseau é combater os abusos e não repudiar os mais altos valores humanos. Os abusos centralizam-se, para Rousseau, na perda da consciência a que é conduzido o homem pelo culto dos refinamentos, das mentiras, da ostentação da inteligência e da cultura, nas quais se busca mais a admiração do próximo do que a satisfação da própria consciência. Não, Rousseau não pretende queimar bibliotecas ou destruir universidades, reconhece a função útil das ciências e das artes, mas não quer ver os artistas e intelectuais submetidos aos caprichos frívolos das modas passageiras. Pelo contrário, glorifica os esforços da conquista intelectual verdadeira, que se realiza na luta contra os obstáculos e na atividade criadora do espírito livre de pressões. Em todas as obras de Rousseau, os processos educativos, tanto quanto as relaçoes sociais, são sempre encaradas do ponto de vista centralizado na noção de liberdade, entendida por ele como direito e dever ao mesmo tempo:"... Todos nascem homens livres". Muito mais poderia escrever sobre Rousseau, mas seria por demais de prolixo.
(Resumo de Filosofia)
Postado por Breno Rodrigues. às 14:30 0 comentários
quinta-feira, 7 de abril de 2011
O que é fotossintese
O que é fotossintese
Um processo feito através de seres autotróficos, alguns organismos e plantas que são responsáveis por transformar a energia luminosa e, dióxido de carbono, água, composto orgânicos e oxigênio, ou seja, em energia química que se classifica como um processo do anabolismo que a partir da luz a planta acumula energia formando a adenosina trifosfato ou ATP e sem a fotossíntese muitos animais e seres vivos não sobreviveriam pelo fato de se alimentarem das substâncias orgânicas que as plantas verdes fornecem. As cores das plantas estão completamente ligadas à fotossíntese. Por mais que a luz solar cause tantos malefícios ao planeta e até para nossa saúde antes de tudo ela é extremamente importante para a sobrevivência do planeta, assim como a energia solar é importante os vegetais ou a flora também é de extrema importância para tal sobrevivência, os dois fatores caminham sempre juntos. Quando a luz solar entra em contato com a Terra logo é absorvida pelos vegetais que se encarregam de transformar em energia química como já citamos a cima, este processo é um dos responsáveis pela vida no planeta e é o único que o realiza, este processo libera oxigênio e absorve o gás carbônico, tornando o ar então respirável, a pigmentação verde das plantas está completamente relacionada com a fotossíntese, porque a coloração é devido a clorofila ela que é responsável por deixar as plantas em diversos tons de verde e ela também responsável pela captação da luz solar a transformando em energia química, além dos vegetais absorverem o gás carbônico absorvem também a água que vem do solo através de suas raízes e isso faz uma reação o oxigênio e a glicose, a energia que ela necessita para sobreviver. Em seguida quando o processo da fotossíntese e a produção da glicose já foram feitos os vegetais trabalham a respiração, antes de liberar a glicose eles precisam estar respirando porque é a través da respiração que a glicose será liberada assim como os seres humanos respiram e liberam energia produzida pelos alimentos ao longo do tempo, e como um ser- vivo os vegetais também transpiram para iniciar então outro ciclo, simplesmente a evaporação da água contida na planta para facilitar à absorção através das raízes, além da luz a água também é muito importante para que este processo seja realizado.
(Resumo de Biologia)
Postado por Breno Rodrigues. às 16:22 0 comentários
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Metabolismo
Metabolismo
O metabolismo são reações químicas que acontecem em nosso organismo e isso ocorre para que ele gaste energia e acontecem em dois processos, primeiramente o anabolismo que cria moléculas complexas a partir das simples e o catabolismo que utiliza essas moléculas complexas para poder criar energia para nosso corpo, assim quando o anabolismo trabalha mais do que o catabolismo o organismo ganha peso já quando o inverso acontece os resultados também se alteram. Cada organismo tem seu metabolismo distinto, ou seja, o de cada pessoas trabalha de uma maneira alguns sendo mais lentos e outros mais ágeis, dependendo sempre do nível mínimo de energia que seu organismo necessita para poder funcionar e desempenhar suas funções com perfeição. Em nosso corpo existem vários tipos de organismos e têm aqueles que são mais importantes como o metabolismo basal este é o que trabalha encima das principais atividades básicas do organismo como regulagem da temperatura corporal, regulação da pressão arterial e regulação dos batimentos cardíacos.
(Resumo de Biologia)
Postado por Breno Rodrigues. às 10:10 0 comentários
Alotropia
Alotropia
Alotropia foi um nome criado por Jöns Jacob Berzelius e que hoje designa o fenômeno em que um mesmo elemento químico pode originar substâncias simples diferentes. As substâncias simples distintas são conhecidas como alótropos.
Carbono
O elemento carbono (símbolo C, número atômico 6) forma as substâncias grafite e diamante de forma natural e os fulerenos de forma artificial. O grafite é um sólido escuro e pouco duro, apresenta massa específica de 2,22g/cm³. Do ponto de vista microscópico, é um sólido constituído pela união de enorme quantidade de átomos de carbono, e cada um deles apresenta geometria molecular trigonal plana. Já o diamante é um sólido transparente e muito duro, apresenta massa específica de 3,51g/cm³. É a substância natural mais dura de que se tem conhecimento. Por causa disso é usado para cortar vidro e fazer brocas. Sua dureza é atribuída ao modo como os vários tetraedros de carbono apresentam-se ligados. Por exemplo quando temos ligas de aço inox, também temos materiais como o nanotubo de carbono.
Oxigênio
O elemento oxigênio (símbolo O, número atômico 8) é encontrado na atmosfera na forma de gás oxigênio (moléculas biatômicas de fórmula molecular O2) e de gás ozônio (moléculas triatômicas de fórmula molecular O3). O gás oxigênio é o segundo componente mais abundante do ar atmosférico. Ele corresponde a 21% do volume do ar seco e sem poluentes. É impossível a sobrevivência da maioria dos seres vivos sem oxigênio. É também impossível fazer a combustão de um material, como gasolina ou álcool, na ausência desse gás. O ozônio é um gás que existe em pequena quantidade no ar que respiramos, mas em maior quantidade numa altitude de 20 km a 40 km, constituindo a camada de ozônio. Ela tem um papel importante, pois impede que boa parte dos raios ultravioleta do Sol chegue à superfície terrestre. O excesso desses raios pode causar, no ser humano, lesões nos olhos, na pele e no sistema imunológico; além disso, nos seres fotossintetizantes, interfere na fotossíntese, diminuindo o rendimento das lavouras e matando o alimento dos peixes pequenos, o que prejudica a vida nos oceanos.
(Resumo de química)
Postado por Breno Rodrigues. às 10:02 0 comentários
terça-feira, 5 de abril de 2011
Projeção cônica
Projeção cônica
Projeção cônica é um sistema de projeção gráfica que estabelece uma relação ordenada entre os pontos da superfície curva do globo terrestre e os pontos refletidos de um corpo geométrico cônico. Na projeção cônica, ao colocar os pontos tangencialmente ao da projeção esférica, faz-se necessário situar o vértice paralelo à da linha que une os dois hemisférios. Apesar da forma resultante ser de um polo apenas, os cartógrafos geralmente utilizam esta projeção para estudos de países e continentes.
Projeção cônica simples
Projeção feita a partir de um ou dois paralelos de referência. No caso de um paralelo de referência, a malha de meridianos e paralelos são desenhados projetando-os sobre o cone simulando um ponto de luz que se encontra no centro do globo. O resultado é um mapa semi-circular onde os meridianos são linhas retas dispostas radialmente e os paralelos são arcos de círculos concêntricos. A escala aumenta gradualmente ao distanciarmo-nos do paralelo de contato entre o cone e a esfera. No caso de dois paralelos de referência, o cone secante corta o globo. À medida em que nos distanciamos do conjunto, a escala aumenta, porém, na área compreendida entre dois paralelos, a escala diminui. É uma representação da Terra que mostra a disposição dos paralelos com certa desigualdade.
(Resumo de Geografia)
Postado por Breno Rodrigues. às 16:43 0 comentários
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Qual a importância de centríolo
Qual a importância de centríolo
Os centríolos são organelas citoplasmáticas comum nas células eucariontes, ficam localizados nas proximidades do núcleo (região denominada de centrossomo) onde estão dispostos aos pares e perpendicularmente um ao outro.
Essas estruturas possuem organização bem simples, porém indispensáveis ao funcionamento de uma célula, sendo formadas por um conjunto de microtúbulos (constituídos basicamente por proteínas globulares alfa e beta) em arranjo padrão: nove grupos, cada um contendo três microtúbulos interligados por proteínas denominadas dineínas.
Entre as funções desempenhadas, destacam-se:
Constituição do fuso aromático, Formação dos cílios e flagelos.
(Resumo de Biologia)
Postado por Breno Rodrigues. às 12:34 0 comentários
Origem dos Hebreus
Postado por Breno Rodrigues. às 10:09 0 comentários